Como escrever um bom README.md
Fala galerinha do barulho, prontos para se meterem em um monte de confusão enquanto seguimos desbravando como funciona o git?
Pra você não se perder, segue o nossa mapa maroto:
- O que é o GIT e como usar
- Principais comandos do git
- Como fazer um rebase de presença
- Como escrever um README.md ⟵ você está aqui
- Boas práticas para utilizar o git
Já aprendemos o que é o git, já aprendemos quais são os principais comandos e até aprendemos conquistar pessoas nas baladas da vida usando o rebase. No episódio de hoje, nós vamos dar um passo além na nossa jornada e aprender a fazer um documento README topzeira.
O que é o README?
É um documento do tipo markdown (que é tipo um html simplificado) que descreve informações importantes sobre o seu projeto. Esse artigo explica bem como faz para escrever um markdown. Nós vamos nos focar mais no conteúdo e menos nesses detalhes de tags.
Logo abaixo, nós teremos quais sessões devem ter nesse documento de descrição (incluindo quais sessões são opcionais) para você colocar no seu projeto do git.
Nome do projeto
A primeira parte do projeto é para ser o nome do projeto. Com uma tag de título (#). Eu sei que quem for ler consegue ler o nome na URL, mas a ideia é simplificar a vida de quem está lendo tudo.
Opcional: Logo, Badges
Sem tags de título, aqui nós colocamos qualquer badge que possa ser interessante para o projeto (status do jenkins, número de vezes que o projeto foi clonado, estrelas no github, etc…). Também vamos colocar logo e as coisas que identifiquem graficamente o projeto.
Opcional: Status do projeto caso ele já esteja morto
Ninguém é obrigado a dar manuntenção num projeto para sempre. Caso você tenha decidido deixar o projeto de lado ou não consiga mais contribuir mais com ele é importante deixar claro aos demais que não haverá mais atualizações. Isso evita bastante frustração para as partes envolvidas.
Descrição do projeto (em um parágrafo)
Também sem tag, aqui é o momento de explicar sucintamente o que o projeto faz. O ideal é que não passe de um parágrafo.
Como rodar
Todo o sistema tem pré requisitos para rodar (o menor deles é você ter um computador). Essa sessão serve para explicar o que o usuário precisa para baixar/instalar/rodar o sistema. Caso o sistema tenha as dependências em docker, é importante colocar o docker-compose.yml e linká-lo aqui.
Como testar
Tão importante quanto rodar a aplicação é fazer a rotina de testes. Aqui é explicado como a aplicação é testada, se é necessário levantar alguma dependência para os testes ou mesmo se existe a̶l̶g̶u̶m̶a̶ ̶m̶a̶g̶i̶a̶ algum comando especial para executar os testes.
Propriedades/variáveis de ambiente
Como falei lá no post sobre configuração. “Não tem jeito. Inevitavelmente um software precisa de algum tipo de configuração. Seja as credenciais de acesso ao banco de dados, o endereço de algum serviço externo, regras de log, etc…” Essa sessão, serve para explicar quais são as principais propriedades do sistema, para o que elas servem e como/onde alterar.
Opcional: como contribuir/como ajudar
Se o projeto é um software livre, então é muito importante explicar para as pessoas como elas podem ajudar. Esse espaço também serve para você deixar links de doação.
Opcional: Acknowledgements ou Agradecimentos
Esse espaço serve exclusivamente para os desenvolvedores se promoverem. Caso alguém esteja realmente interessado em saber quem trabalhou no projeto, a pessoa consegue ir no histórico de commits. Particularmente, considero um desperdício de espaço.
Dicas gerais
Essas dicas foram testadas no github, mas os demais serviços devem ter soluções parecidas.
Não usar changelog/releases no README.md
É possível usar a aba releases do github para colocar o histórico de alterações. Fica mais limpo. Também é possível criar um arquivo chamado CHANGELOG.md para as alterações sem a necessidade de ficar poluindo o README.md.
Não usar link para licença
Você pode colocar o conteúdo da licença num arquivo LICENSE.txt que o github vai entender qual licença é.
Usar template de repositório
Caso você precise fazer vários projetos. Você pode criar um template para servir de modelo e ir seguindo ele.
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