Como iniciar um projeto em Quarkus
Não basta o Quarkus ser o ̶ú̶n̶i̶c̶o̶ melhor framework supersônico e subatômico do mercado, ele ainda tem esse logo lindo.
Porém, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre como criar um novo projeto usando essa ferramenta maravilhosa. No tutorial de hoje, iremos aprender como criar um novo projeto de duas formas diferentes: usando o Quarkus CLI (também chamado de linha de comando Quarkus) e usando o site code.quarkus.io.
Quarkus CLI
O Quarkus CLI é uma ferramenta de linha de comando bastante completa, com diversos utilitários que ajudam a vida do desenvolvedor. Um desses utilitários permite a criação de um projeto Quarkus do zero. Primeiro, precisamos instalar essa ferramenta.
Para usuários do Linux, macOS e Windows que usam ferramentas compatíveis com WSL, basta executar os seguintes comandos:
1
2
curl -Ls https://sh.jbang.dev | bash -s - trust add https://repo1.maven.org/maven2/io/quarkus/quarkus-cli/
curl -Ls https://sh.jbang.dev | bash -s - app install --fresh --force quarkus@quarkusio
Para usuários windows que usam Powershell, os comandos ficam:
1
2
iex "& { $(iwr https://ps.jbang.dev) } trust add https://repo1.maven.org/maven2/io/quarkus/quarkus-cli/"
iex "& { $(iwr https://ps.jbang.dev) } app install --fresh --force quarkus@quarkusio"
Após ter o Quarkus CLI instalado, basta dar o comando create:
1
quarkus create && cd code-with-quarkus
Depois de esperar algum tempo na primeira execução, está pronto!
Você pode usar o comando:
1
mvn quarkus:dev
E acessar o navegador em localhost:8080
para receber um maravilhoso “Hello, World!”. O modo “create” permite várias customizações, como a escolha das extensões que você deseja utilizar, nome de pacotes, códigos de exemplo, etc.
O Quarkus CLI permite adicionar novas extensões, executar a aplicação, construir imagens Docker, implantar o projeto em um cluster Kubernetes, atualizar versões do seu projeto e muito mais…
code.quarkus.io
O Quarkus também possui seu site gerador de código semelhante ao Spring Initializr. O primeiro passo é entrar no link do code.quarkus.io. Fazendo você verá a seguinte tela:
No bloco 1, existem opções para configurar seu projeto, incluindo o grupo, o artefato, a ferramenta de build (Maven ou Gradle), a versão da aplicação, a versão do Java e se você deseja usar códigos de exemplo das extensões.
No bloco 2, há uma lista de extensões que você pode adicionar. Existem várias extensões com diferentes propósitos.
Após configurar a aplicação e selecionar as extensões desejadas, basta clicar no botão Generate your application (bloco 3) e a mágica acontece. O gerador fará o download de um arquivo .zip contendo o projeto. Basta descompactá-lo e executar.
Conclusões
Com isso, temos duas formas legais e rápidas de iniciar um projeto Quarkus. Nos artigos, vou assumir que você já possui um projeto e farei edições diretamente no arquivo pom.xml
. Espero que este tutorial tenha sido útil. Até a próxima o/
Comments powered by Disqus.