Post

Porque usar o Jenkyll como motor de blog

Você decidiu que quer escrever em um blog. Você comprende como compartilhar conhecimento é algo que vai fazer bem pra você e para os demais. Você ouviu o chamado e decidiu que a hora de compartilhar conhecimento é agora. Falta definir o como. Para auxiliar na decisão, gostaria de apresentar o Jekyll e quais são suas vantagens. O Jekyll é um gerador de site estático com facilidade para escrever blogs.

1. Você se Foca Apenas em Escrever

O Jekyll simplifica a criação e publicação de conteúdo. Você pode pegar um template pronto, clonar e já começar a escrever os textos. Esqueça preocupações técnicas complexas e foque na sua mensagem.

2. Capacidade de Customizar

Mas se ainda assim você quiser mexer na parte estética, o Jekyll oferece um monte de ferramentas para você mudar o design do blog. Você pode dar a sua cara (ou cara do Nicolas Cage para ele).

3. Performance

Sites gerados pelo Jekyll são leves e rápidos. Eles são um monte de HTML metido a besta. Isso carrega muito rápido e proporciona uma excelente experiência de usuário. Tempos de carregamento mais curtos atraem mais leitores.

4. Melhor Ranqueamento na Criação de Páginas

Tendo um site bonito, bem escrito, com bons textos e rápido, sabe que vai gostar dele? Isso mesmo o Google. Pegando um tempalte redondo, você terá uma boa nota de performance/qualidade e isso aumentará suas aparências para o Google.

5. Grátis pelo Github

O Github oferece hospedagem gratuita para sites Jekyll. Você pode manter seu blog online sem custo, o que é uma excelente opção para blogueiros.

6. Backup

O site tá no GitHub, você precisou baixá-lo para fazer algo, já tem um backup. Os mesmos comandos gits que você usa para controlar o seu projeto de software, você também usa num site do Jekyll.

7. Controle de Versão

O Jekyll se integra perfeitamente a sistemas de controle de versão, como o Git. Isso permite que você acompanhe e gerencie facilmente as alterações no seu blog.

8. Integra com docker

Tá afim de ver como ficou o site ou tentar compilar antes de jogar para o github? É fácil fazer com o docker. Um simples docker-compose permite você gerar todo o site e ver como ficará a usabilidade.

9. Não tem barreira de pagamento

A terrível paywall. Caso você não saiba o que é, se considere sortudo. Esse tipo de barreira impede o conhecimento pois apenas aqueles que pagam podem consumir o conteúdo. Isso é algo que vai contra o livre conhecimento.

O Jekyll é top e usar ele fará da sua vida também mais top. No futuro, vou lançar um tutorial sobre como configurar e já começar a usá-lo.

Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.

Comments powered by Disqus.